Aécio Neves ( @aecionevesoficial ) Instagram Profile

aecionevesoficial

Aécio Neves

Deputado federal, de 1987 a 2002. Governador de Minas, de 2003 a 2010. Senador de Minas, de 2011 a 2018. Atualmente, deputado federal.

  • 1.2k posts
  • 307.2k followers
  • 0 following

Aécio Neves Profile Information

  • Sou um entre os milhões de brasileiros que têm hoje o coração em festa pela canonização de Irmã Dulce. É um reconhecimento que nos enche de alegria e de enorme gratidão por essa brasileira que viveu em nosso tempo, a quem aprendemos admirar e a respeitar desde sempre pela grandeza do seu trabalho e pelo amor incondicional dedicado aos mais pobres.  Que Santa Dulce dos Pobres seja nossa guia por um país mais justo, mais solidário e menos desigual.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Sou um entre os milhões de brasileiros que têm hoje o coração em festa pela canonização de Irmã Dulce. É um reconhecimento que nos enche de alegria e de enorme gratidão por essa brasileira que viveu em nosso tempo, a quem aprendemos admirar e a respeitar desde sempre pela grandeza do seu trabalho e pelo amor incondicional dedicado aos mais pobres. Que Santa Dulce dos Pobres seja nossa guia por um país mais justo, mais solidário e menos desigual.

  •  1,628  0  14 October, 2019
  • Caminhamos na Câmara dos Deputados para a reta final dos debates sobre a PEC 48, que trata da transferência direta dos recursos orçamentários a estados e municípios por meio das emendas parlamentares. Ontem, ouvimos em audiência pública representantes dos Tribunais de Contas e do Ministério Público de Contas. Todos eles concordam sobre a necessidade de simplificar o intricado conjunto de regras existentes hoje para liberação desses recursos. São nada menos que 184 normas a serem cumpridas para que o recurso liberado em Brasília chegue até às cidades, demorando anos.  É importante saber que em dezenas de municípios brasileiros a emenda de um parlamentar que o representa no Congresso tem sido a única maneira de o dinheiro público chegar até eles.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Caminhamos na Câmara dos Deputados para a reta final dos debates sobre a PEC 48, que trata da transferência direta dos recursos orçamentários a estados e municípios por meio das emendas parlamentares. Ontem, ouvimos em audiência pública representantes dos Tribunais de Contas e do Ministério Público de Contas. Todos eles concordam sobre a necessidade de simplificar o intricado conjunto de regras existentes hoje para liberação desses recursos. São nada menos que 184 normas a serem cumpridas para que o recurso liberado em Brasília chegue até às cidades, demorando anos. É importante saber que em dezenas de municípios brasileiros a emenda de um parlamentar que o representa no Congresso tem sido a única maneira de o dinheiro público chegar até eles.

  •  572  0  10 October, 2019
  • Recebemos hoje prefeitos de todo país, entre eles o presidente da AMM, Julvan Lacerda, e André Merlo, prefeito de Governador Valadares, para a audiência pública da PEC 48, que prevê o repasse direto de recursos do Orçamento federal para estados e municípios, o que chamamos de transferência “fundo a fundo”. Como relator da PEC, tenho grande preocupação em ampliar o debate para que, ao final, o plenário possa votar uma proposta que atenda à necessária autonomia dos municípios e garanta rigor e bom uso do dinheiro público. Hoje, ouvimos a Confederação Nacional dos Municípios e a Frente Nacional dos Prefeitos. Na próxima audiência, estarão os órgãos de controle e fiscalização. Não podemos mais punir os municípios com uma burocracia excessiva, que traz atraso e desperdício de recursos importantes para a população. Faremos isso com segurança e garantias para o conjunto da sociedade.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Recebemos hoje prefeitos de todo país, entre eles o presidente da AMM, Julvan Lacerda, e André Merlo, prefeito de Governador Valadares, para a audiência pública da PEC 48, que prevê o repasse direto de recursos do Orçamento federal para estados e municípios, o que chamamos de transferência “fundo a fundo”. Como relator da PEC, tenho grande preocupação em ampliar o debate para que, ao final, o plenário possa votar uma proposta que atenda à necessária autonomia dos municípios e garanta rigor e bom uso do dinheiro público. Hoje, ouvimos a Confederação Nacional dos Municípios e a Frente Nacional dos Prefeitos. Na próxima audiência, estarão os órgãos de controle e fiscalização. Não podemos mais punir os municípios com uma burocracia excessiva, que traz atraso e desperdício de recursos importantes para a população. Faremos isso com segurança e garantias para o conjunto da sociedade.

  •  508  0  2 October, 2019
  • Gosto de registrar o 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, como uma data para pensarmos nas etapas que vivemos ao longo da vida. E da responsabilidade que temos, como cidadãos, mas sobretudo os gestores e, no meu caso hoje, como parlamentar, de trabalharmos por políticas públicas de inclusão e apoio à terceira idade. Como governador, formamos uma parceria do Estado com mais de 400 entidades por meio do Programa Digna Idade, que reformou instituições, capacitou e treinou cuidadores em todas as regiões de Minas. Precisamos celebrar a data, mas lembrando que há muito a ser feito em diversas instâncias para garantir mais qualidade de vida na velhice a milhões de brasileiros.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Gosto de registrar o 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, como uma data para pensarmos nas etapas que vivemos ao longo da vida. E da responsabilidade que temos, como cidadãos, mas sobretudo os gestores e, no meu caso hoje, como parlamentar, de trabalharmos por políticas públicas de inclusão e apoio à terceira idade. Como governador, formamos uma parceria do Estado com mais de 400 entidades por meio do Programa Digna Idade, que reformou instituições, capacitou e treinou cuidadores em todas as regiões de Minas. Precisamos celebrar a data, mas lembrando que há muito a ser feito em diversas instâncias para garantir mais qualidade de vida na velhice a milhões de brasileiros.

  •  532  0  1 October, 2019
  • Aprovamos hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara um seminário no qual pretendemos fazer um retrato das condições de vida dos brasileiros que migraram do país. A proposta é reunir representantes das comunidades em diversos países, algumas delas muito atuantes, e representantes da diplomacia e do poder público. Estima-se em torno de 3 milhões de brasileiros residindo especialmente nos Estados Unidos, Paraguai, Japão, Reino Unido, Portugal e Espanha. Sabemos que muitos em condições extremamente difíceis, desassistidos. O seminário foi proposto pelo deputado Eduardo Barbosa, de MG, e poderá dar início a um debate central para proteção dessas pessoas, que deixam o país em busca de trabalho e renda para ajudar suas famílias aqui, no Brasil.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Aprovamos hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara um seminário no qual pretendemos fazer um retrato das condições de vida dos brasileiros que migraram do país. A proposta é reunir representantes das comunidades em diversos países, algumas delas muito atuantes, e representantes da diplomacia e do poder público. Estima-se em torno de 3 milhões de brasileiros residindo especialmente nos Estados Unidos, Paraguai, Japão, Reino Unido, Portugal e Espanha. Sabemos que muitos em condições extremamente difíceis, desassistidos. O seminário foi proposto pelo deputado Eduardo Barbosa, de MG, e poderá dar início a um debate central para proteção dessas pessoas, que deixam o país em busca de trabalho e renda para ajudar suas famílias aqui, no Brasil.

  •  771  0  18 September, 2019
  • Hoje reunimos, em meu gabinete na Câmara dos Deputados, prefeitos e o novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, professor Janir Alves Soares. Tratamos das severas dificuldades enfrentadas pelos municípios, de justas reivindicações das prefeituras e de um novo e necessário projeto de apoio ao desenvolvimento dos vales, uma iniciativa da UFVJM. Quem conhece Minas sabe da enorme importância das ações e das políticas públicas de incentivo aos nossos vales. Estamos unidos por esse compromisso e com o propósito de, mais uma vez, somar forças no incentivo a uma região de grande carência econômica e social, mas de valor incalculável para nós, mineiros.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Hoje reunimos, em meu gabinete na Câmara dos Deputados, prefeitos e o novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, professor Janir Alves Soares. Tratamos das severas dificuldades enfrentadas pelos municípios, de justas reivindicações das prefeituras e de um novo e necessário projeto de apoio ao desenvolvimento dos vales, uma iniciativa da UFVJM. Quem conhece Minas sabe da enorme importância das ações e das políticas públicas de incentivo aos nossos vales. Estamos unidos por esse compromisso e com o propósito de, mais uma vez, somar forças no incentivo a uma região de grande carência econômica e social, mas de valor incalculável para nós, mineiros.

  •  717  0  17 September, 2019
  • O deputado Aécio Neves será o relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 061/2015) que prevê a transferência direta de recursos federais para estados e municípios, através de emendas parlamentares feitas ao Orçamento da União.
A PEC é uma importante reivindicação dos municípios brasileiros e, se aprovada, vai desburocratizar o processo de liberação de recursos federais, hoje transferidos obrigatoriamente por meio de um ministério ou de órgãos intermediários. 
Já aprovada no Senado, a proposta será analisada agora na Comissão Especial da Câmara instalada nesta quarta-feira (11/09). Em seguida, será encaminhada para votação em dois turnos no plenário.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    O deputado Aécio Neves será o relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 061/2015) que prevê a transferência direta de recursos federais para estados e municípios, através de emendas parlamentares feitas ao Orçamento da União.
    A PEC é uma importante reivindicação dos municípios brasileiros e, se aprovada, vai desburocratizar o processo de liberação de recursos federais, hoje transferidos obrigatoriamente por meio de um ministério ou de órgãos intermediários.
    Já aprovada no Senado, a proposta será analisada agora na Comissão Especial da Câmara instalada nesta quarta-feira (11/09). Em seguida, será encaminhada para votação em dois turnos no plenário.

  •  762  0  11 September, 2019
  • Tratamos hoje, em reunião com colegas da bancada de Minas na Câmara, da grave situação fiscal que o Estado permanece mergulhado e da extrema dificuldade financeira que os municípios enfrentam já por vários e sucessivos anos. Não podemos arrefecer os esforços para aprovação de medidas, como a extensão das novas regras da previdência aos estados e municípios, e, sobretudo, de estímulo a uma política de desenvolvimento para Minas. Sem a economia crescer, o Estado permanecerá paralisado.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Tratamos hoje, em reunião com colegas da bancada de Minas na Câmara, da grave situação fiscal que o Estado permanece mergulhado e da extrema dificuldade financeira que os municípios enfrentam já por vários e sucessivos anos. Não podemos arrefecer os esforços para aprovação de medidas, como a extensão das novas regras da previdência aos estados e municípios, e, sobretudo, de estímulo a uma política de desenvolvimento para Minas. Sem a economia crescer, o Estado permanecerá paralisado.

  •  818  0  4 September, 2019
  • Devemos ouvir os alertas e apelos que chegam também ao Congresso Nacional sobre o momento que vivemos e a crise diplomática que se configura, com graves consequências nas relações com a Europa e danos imediatos para o agronegócio brasileiro.  Vivemos um inédito questionamento de governos e de instituições mundiais que, a meu ver, deve ser compreendido e sanado com rapidez pelas nossas autoridades. A importância para o mundo da garantia de proteção à Amazônia é incontestável, e assim é principalmente para nós brasileiros. Portanto, todos os esforços devem ser feitos para interromper a sucessão de danos que assistimos nos últimos dias, estampados nos principais jornais nacionais e internacionais, buscando a convergência dos interesses da sustentabilidade do planeta com a garantia de um ambiente seguro e estável para um setor central da nossa economia.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Devemos ouvir os alertas e apelos que chegam também ao Congresso Nacional sobre o momento que vivemos e a crise diplomática que se configura, com graves consequências nas relações com a Europa e danos imediatos para o agronegócio brasileiro. Vivemos um inédito questionamento de governos e de instituições mundiais que, a meu ver, deve ser compreendido e sanado com rapidez pelas nossas autoridades. A importância para o mundo da garantia de proteção à Amazônia é incontestável, e assim é principalmente para nós brasileiros. Portanto, todos os esforços devem ser feitos para interromper a sucessão de danos que assistimos nos últimos dias, estampados nos principais jornais nacionais e internacionais, buscando a convergência dos interesses da sustentabilidade do planeta com a garantia de um ambiente seguro e estável para um setor central da nossa economia.

  •  740  0  27 August, 2019
  • Ao falar hoje para amigos e companheiros de longa data do PSDB, reunidos em BH, tive a alegria de relembrar as mudanças e avanços que fizemos durante nosso governo em Minas Gerais. Foi um governo transformador na educação, na saúde, na infraestrutura. Vários estados vieram a Minas buscar referências de administração eficiente e com sensibilidade social. É responsabilidade do PSDB renovar sua capacidade de liderar novas mudanças. Disse hoje aos prefeitos e gestores municipais que existe uma avenida para a Câmara dos Deputados e o Senado voltarem a ter protagonismo num processo em favor do Brasil. A reforma da previdência foi apenas uma etapa. Existem questões extremamente importantes já sendo fermentadas, como a reforma tributária e um novo pacto federativo, fortalecendo estados e municípios. Na política vive-se momentos de vitória e momentos de dificuldades e é na dificuldade que mostrarmos nossa fibra. Tenho fé que nas eleições do ano que vem o PSDB voltará a aglutinar suas forças por uma nova agenda de desenvolvimento e de retomada da esperança para a população.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Ao falar hoje para amigos e companheiros de longa data do PSDB, reunidos em BH, tive a alegria de relembrar as mudanças e avanços que fizemos durante nosso governo em Minas Gerais. Foi um governo transformador na educação, na saúde, na infraestrutura. Vários estados vieram a Minas buscar referências de administração eficiente e com sensibilidade social. É responsabilidade do PSDB renovar sua capacidade de liderar novas mudanças. Disse hoje aos prefeitos e gestores municipais que existe uma avenida para a Câmara dos Deputados e o Senado voltarem a ter protagonismo num processo em favor do Brasil. A reforma da previdência foi apenas uma etapa. Existem questões extremamente importantes já sendo fermentadas, como a reforma tributária e um novo pacto federativo, fortalecendo estados e municípios. Na política vive-se momentos de vitória e momentos de dificuldades e é na dificuldade que mostrarmos nossa fibra. Tenho fé que nas eleições do ano que vem o PSDB voltará a aglutinar suas forças por uma nova agenda de desenvolvimento e de retomada da esperança para a população.

  •  981  0  9 August, 2019
  • Minas Gerais é o estado mais prejudicado entre todos os demais exportadores pelas desonerações fiscais dadas pela Lei Kandir. Por isso, defendi hoje, no plenário da Câmara dos Deputados, prioridade absoluta da Casa para regulamentação sobre o cálculo do justo e necessário ressarcimento devido aos mineiros. Fiz um apelo ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para que o tema ganhe a urgência devida na pauta. Em 2003, quando assumi o primeiro mandato como governador, conseguimos, por meio da PEC 42, que essa perda fosse reconhecida, mas de lá para cá, passados 16 anos, não houve a sua regulamentação pela Câmara. O que buscamos é a reparação de prejuízos ocorridos até aqui e, mais do que isso, a garantia de que teremos daqui por diante, o justo ressarcimento.  A União deve hoje a Minas cerca de R$ 135 bilhões em desonerações  que englobam produtos primários exportados, como o minério de ferro. Existem cálculos que estimam esse valor em três vezes mais. É uma perda para o Estado, mas que atinge, por extensão, nossos municípios.
  • @aecionevesoficial Profile picture

    @aecionevesoficial

    Minas Gerais é o estado mais prejudicado entre todos os demais exportadores pelas desonerações fiscais dadas pela Lei Kandir. Por isso, defendi hoje, no plenário da Câmara dos Deputados, prioridade absoluta da Casa para regulamentação sobre o cálculo do justo e necessário ressarcimento devido aos mineiros. Fiz um apelo ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para que o tema ganhe a urgência devida na pauta. Em 2003, quando assumi o primeiro mandato como governador, conseguimos, por meio da PEC 42, que essa perda fosse reconhecida, mas de lá para cá, passados 16 anos, não houve a sua regulamentação pela Câmara. O que buscamos é a reparação de prejuízos ocorridos até aqui e, mais do que isso, a garantia de que teremos daqui por diante, o justo ressarcimento. A União deve hoje a Minas cerca de R$ 135 bilhões em desonerações que englobam produtos primários exportados, como o minério de ferro. Existem cálculos que estimam esse valor em três vezes mais. É uma perda para o Estado, mas que atinge, por extensão, nossos municípios.

  •  389  0  7 August, 2019